acude_itans_caicorn

Situação do açude Itans é uma das mais preocupantes dos últimos anos

Em Caicó por Gláucia LimaDeixe um comentário

O açude Itans de Caicó está com 2 milhões, 850 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 3,49% da capacidade. Quando o reservatório está cheio, ele acumula 81 milhões, 750 mil metros cúbicos de água. As informações são do escritório do Dnocs, órgão que administra o reservatório, que atualmente abastece a população de Caicó, ao radialista Sidney Silva.

A adutora Piranhas/Caicó, está desativada devido a pouca quantidade de água no leito do rio que recebe água dos reservatórios paraibanos, Mãe D’Água e Coremas. Em 24 horas, da terça-feira para a quarta-feira, da semana passada, o Itans perdeu 3 centímetros de água. O açude está perdendo por dia, cerca de 70 mil metros cúbicos de água. O reservatório está abastecendo 100% da cidade. Além dessa perda, existe o fator da evaporação que é muito forte. Ao todo 70% da água é perdida por evaporação.

Nos últimos 10 dias, o Itans perdeu 470 mil m³ de água. Uma das situações mais críticas do reservatório caicoense, foi registrada no ano de 2002, quando atingiu 1 milhão e 50 mil m³. Só resta ao sertanejo rezar por chuvas para que esta situação seja amenizada o mais rápido possível.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
Gláucia LimaSituação do açude Itans é uma das mais preocupantes dos últimos anos