castelodeengady_caicorn03

Revitalização do Castelo de Engady pode se tornar realidade

Em Cultura por RedaçãoDeixe um comentário

Caicó é uma terra que gosta mesmo de inovar. Além de ostentar, juntamente com Paris e pouquíssimas cidades do mundo, o fato de ter um Arco do Triunfo, e ainda possuir uma Ilha, mesmo que não cercada por águas, fenômeno inexplicável, a cidade possui um castelo, o que em poucos lugares é visto. Não fosse o abandono sofrido por este, o roteiro dessa história teria tudo para ser sensacional.

Todo caicoense já conhece a história do Castelo de Engady, construído pelo Monsenhor Antenor Salvino nos idos de 1973. O que ninguém consegue entender é o motivo pelo qual o Governo do Estado comprou o imóvel, já no final da gestão de Wilma de Faria, e o abandonou. Hoje, deteriorado, com problemas estruturais e praticamente destruído, a tragicidade quase inevitável parece estar com os dias contados.

castelodeengady_caicorn_01

É que hoje (19), o Secretário de Cultura do RN, Rodrigo Bico, juntamente com o movimento artístico da cidade, esteve visitando o local e reacendeu a nossa esperança, a única que não morre. De acordo com Alexandre Muniz, diretor do Centro Cultural Adjuto Dias, diversas instituições já manifestaram o interesse de realizar projetos que visem revitalizar o castelo.

castelodeengady_caicorn02

Segundo Alexandre, “o Secretário pretendia conhecer o Castelo para estudar algumas possibilidades, e juntamente com os artistas, o Governo e as instituições interessadas, planejar um projeto de revitalização do espaço. Algo deve ser feito e Rodrigo Bico mostrou-se sensível a buscar uma solução para esta situação”, ponderando que após a reabertura do Centro Cultural, prioridade para a Secretaria, o foco da gestão será o de resolver os problemas da fortaleza abandonada.

castelodeengady_caicorn04

Se a visita de Bico renderá mesmo frutos consistentes para o futuro do castelo, não podemos afirmar, mas renovamos a esperança de que com ou sem rei, o Engady volte a ser um “estrondo”, como diria o seu construtor.

Por Augusto Maia
Fotos Jannine Ginani

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
RedaçãoRevitalização do Castelo de Engady pode se tornar realidade