profissoescuriosas_coveiro_capa

Profissão curiosa: Um coveiro e suas atividades

Em Caicó, Histórias por RedaçãoDeixe um comentário

Valdo Alves Fernandes, 27 anos, é coveiro e auxiliar de serviços gerais, divide-se, em tempo integral, entre os cemitérios públicos caicoenses São Vicente de Paula e Campos Jorge. O primeiro situado no bairro Paraíba serviu de ponto de encontro entre nós para a realização da entrevista com esse caicoense de profissão tão curiosa. Você já parou para pensar como é o dia a dia de um coveiro?

profissoescuriosas_coveiro_capa

Contratado pela Prefeitura Municipal de Caicó, Valdo é um entre 11 coveiros da cidade. Desse núcleo, seis são concursados e outros quatro atuam por contrato, como é o seu caso. Os dois restantes estão centrados nos distritos da Palma e Larginhas. Apesar dos cemitérios serem locais em que as pessoas costumam a ter reservas, medos e receios, ele desempenha as suas funções normalmente.

profissoescuriosas_coveiro_01

Em cerca de seis anos na profissão, Valdo realiza enterros diariamente na cidade e nos contou aquele que mais o marcou: “O enterro do radialista F Gomes ficou na história. O Cemitério Campos Jorge, no bairro Boa Passagem, na Zona Norte da cidade, tinha um mar de gente em cerca de 30 mil pessoas”, afirma.

Entre as covas mais famosas do Cemitério São Vicente de Paula, ele destaca algumas…

profissoescuriosas_coveiro_02

Sobre a lotação dos cemitérios da cidade, ele acrescenta: “Existe a previsão de construção de um outro cemitério no bairro Nova Caicó. O terreno inclusive foi marcado, mas o projeto está em aberto. Aqui no Vicente de Paula não existe mais espaço, a não ser que o morto já tenha uma família com cova aforada. Quando isso não existe, o morto é direcionado ao Campos Jorge, mas por lá, os terrenos estão acabando, apesar dele ser três vezes maior que o São Vicente de Paula”.

profissoescuriosas_coveiro_03

Apesar da atuação consistente no setor, Valdo pretende ser concursado: “Não passei nos concursos de 2010 e 2013 realizados pela Prefeitura de Caicó, mas irei fazer o de Jardim de Piranhas no mês que vem”, finaliza.

profissoescuriosas_coveiro_04

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
RedaçãoProfissão curiosa: Um coveiro e suas atividades