joelmirgadelha_muaythaiemcaico_capa

O que faz o “Muay Thai” estar na crista da onda? Professor Joelmir Gadelha explica!

Em Cultura por RedaçãoDeixe um comentário

É inegável que a busca por esportes que envolvam artes marciais tem crescimento vertiginosamente nos últimos tempos em todo o mundo. Entre os mais populares, o Muay Thai se configura como um dos mais solicitados.

Em Caicó, o cenário não é diferente e para explicar todo esse fascínio que a prática desperta, Collecione conversou com o professor e empresário Joelmir Gadelha que, além de atleta também compõe a equipe Brazilian Top Team, é personal fight em grau preto de Muay Thai, faixa preta em Kickboxing, faixa preta em Jiu Jitsu e coordena uma academia de lutas na cidade.

joelmirgadelha_muaythaiemcaico_02

Collecione: O Muay Thai tem sido um esporte bastante popularizado nos últimos tempos. A que você deve esse sucesso?
Joelmir: “As artes marciais, como um todo, vêm se popularizando há algum tempo. Acredito que esse boom aconteceu graças a desmistificação de que os esportes de lutas torna o praticante, uma pessoa agressiva. A mídia mostra como esses esportes podem e devem mudar a vida de todos para melhor. Na verdadeira filosofia não devemos formar apenas competidores e posteriormente medalhistas, mas, sobretudo, pessoas agradáveis, felizes e guerreiras, onde dentro e fora do Dojo, local onde treinamos, devemos priorizar pelo respeito e admiração. Conheço várias pessoas que me procuram para tirar os seus estresses do dia a dia através do bem estar que ele provoca”.

2- Há quanto tempo você ministra aulas em Caicó com essa técnica? Porque decidiu enveredar por esse caminho?
Joelmir:
“Entrei nesse ramo por acaso. Há 10 anos eu trabalhava no ramo de Informática e aliava meu tempo às artes marciais com as práticas, desde a infância, de capoeira e taekwondo. Quando cheguei em Caicó, fui sócio de dois grandes professores da cidade, daí me identifiquei de cara e fui logo tratar de me especializar, fazendo várias viagens e frequentando seminários. Em simultâneo a isso, chamei meus dois sobrinhos, Lucas e Matheus Gadelha, além de um aluno fiel, Danilo Diniz e comecei a passar para eles tudo aquilo que eu aprendia. Os resultados foram rápidos, começamos a ganhar vários títulos, como o Estadual, o Norte-Nordeste e até mesmo alguns internacionais como a Copa Mercosul. Atualmente somos muitos e temos nossa academia representada nas cidades vizinhas de Equador, Várzea, Santa Luzia e Ouro Branco”.

joelmirgadelha_muaythaiemcaico_03

Collecione: Quais são os benefícios de se praticar muay thai? Qual é o público alvo? Existe restrições?
Joelmir:
 “O Muay Thai é um esporte anaeróbio. Uma modalidade que faz com que o aluno tenha foco, perseverança e equilíbrio, nos apresentando como devemos nos portar diante das adversidades dentro e fora do tatame, além do foco popular que é ficar em forma e com a saúde em dia. Entre as principais potencialidades do esporte para o público em geral, posso assegurar a perca de várias calorias por treino, o ganho de massa magra, força-explosão e, de quebra, um corpo moldado com preparo físico bem elevado. Não existem restrições para fazer o esporte, desde que você não tenha nenhuma restrição médica, claro! Na nossa academia temos crianças, jovens até idosos”.

Collecione: Quais são os seus diferenciais como professor dessa luta?
Joelmir: “De uns anos pra cá, venho ensinando alunos em regime de personal. Pessoas que querem definir seus corpos, emagrecendo e até mesmo aqueles que desejam somente manter a boa saúde. Meu diferencial é elaborar treinos específicos e voltados para cada tipo de aluno. De forma com que eu consigo extrair o máximo dele durante as aulas. Costumo dizer que cansar um aluno e deixá-lo desgastado, todos outros professores sabem fazer, quero ver deixá-lo fisicamente preparados, ou seja, “em forma”. Então, esse tem sido meu foco para ver até aonde cada um é capaz de ir”.

joelmirgadelha_muaythaiemcaico_01

Joelmir Gadelha coleciona títulos de bi campeão estadual de Jiu Jistu, medalha de prata no Brasil Norte Nordeste e medalha de ouro no Reis do Nordeste. Ainda assim, possui o cartel de duas vitórias e nenhuma derrota no MMA.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
RedaçãoO que faz o “Muay Thai” estar na crista da onda? Professor Joelmir Gadelha explica!