aniversário2

Inacio Gomes e Larrimê Barros: A sintonia de um casal que deixou saudades

Em Histórias por RedaçãoDeixe um comentário

Em nossa primeira edição impressa, retratamos na seção “Inesquecíveis Seridoenses”, a história de um famoso casal caicoense que deixou saudades: Inacio Gomes e Larrimê Barros. Confira a seguir, na íntegra, a reportagem veiculada no número 1 da Collecione, de Outubro de 2010.

O dia 26 de Junho de 1949 pode parecer uma data qualquer para tantas pessoas, já outras lembram com carinho do dia em que foi selado o enlace matrimonial de duas almas que resolveram unir sonhos de vida e compartilhar momentos que mais tarde, pareceriam eternos. De um lado, Inacio Gomes de Oliveira. Do outro, Maria Larrimê Barros Gomes. Ele natural de Ouro Branco, cidadezinha próxima à Caicó e ela nascida em Malta, interior da Paraíba. O que antes era uma distância física, com o passar dos anos foi sendo aproximada pelo que muitos chamam de destino. Inacio, antes do casamento era comerciário em uma casa de peças de automóveis de propriedade do irmão mais velho e padrinho, Hermínio Gomes. Larrimê, por sua vez, era cabeleireira, sendo proprietária do primeiro salão de beleza de Caicó chamado “La Rosa”.

casamento

Apesar de terem nascido em estados diferentes, foi em Caicó que ambos se conheceram, através de amigos em comum, e que nesta época, Inacio namorava uma amiga de Larrimê. Tempos depois quis o destino a separação do então casal, e Larrimê serviu de ombro amigo para Inacio. Com a convivência diária, eles foram encontrando uma afinidade ímpar e que os fizeram acreditar que poderiam construir uma vida juntos.

A família de Larrimê, no início, foi contra o namoro devido a grande amizade que uniam as duas famílias e o conseqüente rompimento, caso viesse a acontecer, poderia ocasionar uma desavença. Apesar de que isto não foi empecilho para que se mantivessem unidos com firmeza em um propósito, que mais tarde se tornaria o ideal de vida de ambos. Com um ano e meio de namoro casaram-se e em Abril de 1950 nasce a primeira filha, Neide. A alegria foi contagiante para as famílias e na sequência vieram outros filhos, Paulo Ricardo e a caçula, Delly.

3 filhos

Após casados, decidiram abrir uma lanchonete e restaurante chamado “O Líder”, onde eram servidos pratos deliciosos a base de camarões e carnes diversas, sendo estes até hoje lembrados por sua freguesia selecionada e fiel. Paralelo a isso, Larrimê ministrava cursos de arte culinária e corte e costura. Sendo este último, um hobby que anos depois a fez fechar o restaurante e se dedicar definitivamente a alta costura, onde vestiu noivas, debutantes e misses das mais variadas cidades do Brasil. Ele por sua vez, abriu o 4º Cartório Judiciário tornando-se tabelião, ficando conhecido ainda mais por sua simplicidade, cordialidade, honestidade e competência. Anos de dedicação que lhes renderam amizades significativas com juízes, promotores, advogados e serventuários da justiça.

entre amigos

Dessa maneira, formavam uma família a que todos tinham gosto em compartilhar momentos. Pessoas felizes, que apesar de não dispor de grandes recursos financeiros sabiam a maneira correta e íntegra de se viver, fazendo de pequenos instantes, grandes momentos.

festa

Contudo, em 1963 durante um passeio escolar, a primogênita Neide sofre um acidente e não sobrevive, a felicidade até então peculiar a que lhes eram característica deu lugar ao luto que por anos perdurou e que até hoje perdura, mas aquele sentimento maior de vivacidade motivou-os a continuar a percorrer os trilhos que a vida lhes impunha. Tendo tempos depois a felicidade em ver formados seus outros filhos, Paulo, em Administração de Empresas e Delly, em Farmácia e Bioquímica, os seus consequentes matrimônios e o nascimento de seus netos. Sendo assim, vivendo cada dia como um dia, esse grande casal apesar de não estar mais em nosso convício físico, continua a habilitar nossas mentes e corações.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
RedaçãoInacio Gomes e Larrimê Barros: A sintonia de um casal que deixou saudades