presepio-01

Depois de anos sem ser exposto, tradicional presépio natalino retorna ao Arco do Triunfo de Caicó

Em Caicó por RedaçãoDeixe um comentário

Durante muitos anos, existiu na área abaixo do Arco do Triunfo, na Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, no centro de Caicó, um presépio natalino. Inicialmente organizado por Dona Nailde Dantas, do Hotel Guanabara, que emprestava as peças para compor o cenário bíblico com a ajuda da Prefeitura Municipal através dos seus vários gestores que ficavam responsáveis pelos demais elementos, como o plantio de arroz para fazer nascer capim.

Neste ano, a Prefeitura de Caicó decidiu iniciar a viabilização do tradicional ponto turístico e foi de encontro à mobilização que alguns jovens ligados à Igreja Católica estavam fazendo. “Eu junto a alguns amigos do EJC – Encontro de Jovens com Cristo – estávamos comentando que esse resgate deveria existir. Foi então que procurei Diego Vale e David Evandre, secretários do Município, e ficamos sabendo que esse desejo também existia por parte da Prefeitura. Casamos os interesses e vamos retornar com o presépio”, comemora o advogado Augusto Maia.

Caberá, portanto, a Prefeitura de Caicó doar toda a estrutura do presépio: areia, materiais, refletores, piscas-piscas e afins. Aos jovens, a mão na massa para que o presépio tome forma. É interessante frisar que a água que está sendo utilizada na preparação do espaço é de poços do município, que não servem para o consumo humano. Ontem, segunda-feira, 4 de dezembro, foi dado início ao plantio de arroz na área e ao que tudo leva a crer até a noite de Natal em 24 de dezembro, o capim já terá brotado. No entanto, a partir deste sábado, 9 de dezembro, o presépio já estará totalmente montado e será exposto até 6 de janeiro de 2018, quando se comemora o Dia de Reis.

jovens-montando-presepio-caicorn

Bela iniciativa! As nossas tradições agradecem.

Foto da capa: Acervo Eromar Batista

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
RedaçãoDepois de anos sem ser exposto, tradicional presépio natalino retorna ao Arco do Triunfo de Caicó