cursodemedicinaemcaico

Conheça parte da estrutura do Curso de Medicina em Caicó

Em Caicó, Cultura, Economia/Negócios por Redação1 Comentar

Em nossa mais recente edição impressa, tivemos o prazer de apresentar com exclusividade as dependências da sede do curso de Medicina em Caicó. No entanto, muitas das fotos que registramos não foram publicadas em razão do espaço destinado a matéria em si. Desse modo, resolvemos aproveitar o material e publicar por aqui.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) assinou com a Liga Norte-rio-grandense contra o câncer, um contrato de locação, passando assim a contar com uma estrutura própria. Serão ocupados para as atividades acadêmicas os 1º e 2º andares do prédio em que outrora funcionou a Maternidade Mãe Quininha. Entre outros espaços, a área conta com 13 salas de atendimento, 2 auditórios, salão com capacidade para atendimento mínimo de 10 leitos e 8 apartamentos com dois leitos cada um.

A seguir, confiram as dependências referentes ao Laboratório de Habilidades Clínicas que dispõe de equipamentos de última geração, onde os alunos treinarão procedimentos médicos em manequins que simulam reações humanas em diversas situações clínicas e que oferecem o realismo anatômico e funcional necessário para o treinamento de manobras e exames.

cursodemedicinaemcaico_01

Já a biblioteca apresenta uma infinidade de conteúdos condizentes com as necessidades dos universitários em seus primeiros semestres. Aos poucos ela está sendo complementada e será de grande valia para os futuros médicos.

cursodemedicinaemcaico_02

A Sala de Tutoria substitui o modelo antigo de sala de aula, tendo através do método PBL (Problem-Based Learning), onde a responsabilidade da aprendizagem é transferida do professor para o estudante. Um conceito inovador e audacioso, mas sedimentado e existente há mais de 40 anos em universidades do Canadá e Holanda.

cursodemedicinaemcaico_03

O corpo docente é formado em sua grande parte por médicos. É prevista a contratação de 60 professores, porém, neste início serão 19 em atuação. Alguns, por exemplo, a seguir.

cursodemedicinaemcaico_04

Perspectivas das futuras instalações da UFRN em Caicó. Até 2017, o planejamento da universidade é aumentar ainda mais o número de vagas para o curso de Medicina.

cursodemedicinaemcaico_05

- Em tempo

A aula inaugural ocorreu em 25 de Julho deste ano. A partir de então, o curso acontece em sua primeira turma.

 

Fotos: Mel Soares

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
RedaçãoConheça parte da estrutura do Curso de Medicina em Caicó