novacapelacds

Conheça em detalhes a capela do CDS

Em Novidades por RedaçãoDeixe um comentário

O Colégio Diocesano Seridoense inaugurou recentemente a sua capela e o responsável pela obra, o arquiteto Marcílio Avelino contou detalhes de como houve a concepção do projeto. “Em agosto do ano passado, o Padre Costa, atual diretor do colégio, me convidou para uma reunião para tratarmos de como fazer um marco aos 75 anos da fundação. Daí me foi pedido que projetasse uma capela, na qual receberia a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e do patrono do CDS, São Luiz Gonzaga”.

novacapelacds_antesduranteedepois

Desde então havia dois possíveis locais para sediar a capela: uma sala desativada da instituição ou o espaço por trás da Igreja de São José. A segunda opção foi a escolhida e as obras começaram em seguida, tendo o prazo de dois meses apenas para sua conclusão. “O espaço interno é destinado para 50 pessoas e tem uma área construída de 55 m². A obra mobilizou uma equipe de profissionais de diversas áreas, incluindo o engenheiro Flávio Cácio. Preciso fazer um agradecimento especial a Tarciano, coordenador do colégio que tomou a frente da obra, sem ele acredito que a mesma não estaria pronta para a data de consagração”, admite Marcílio.

novacapelacds_detalhes

Sobre as inspirações que influenciaram o projeto da capela, ele afirma: “Inspiração é uma caixa que a gente guarda ideias dentro e quando precisa a gente pesca, às vezes demora para as ideias encaixarem, outras vem prontas como uma imagem e é só desenhar no papel.  Assim foi a capela desde os primeiros estudos. Ela já veio com essa forma em concreto armado bruto aparente e a parede do altar revestido em pedra do sertão como se fosse uma cerca de pedra comum em outros tempos nos sítios da região”.

Fotos: Marcílio Avelino

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
RedaçãoConheça em detalhes a capela do CDS