festadoexalunodocds_colegiodiocesanoseridoense_capa

“Companheiros unidos, cantemos”: Vai ter Festa do Ex-Aluno do CDS

Em Caicó, Cultura por RedaçãoDeixe um comentário

A Diocese de Caicó, que neste ano comemora o seu jubileu de 75 anos, sempre teve uma participação significativa na vida do seridoense, e desde o início a igreja diocesana já deixava muito claro um dos seus principais objetivos: educar o povo! Após a instalação da Emissora de Educação Rural, do Seminário Diocesano e da Escola Prevocacional, isso iria ficar mais evidente, mas algo em especial já tinha acontecido: a criação do Ginásio Diocesano Seridoense.

A brilhante ideia de Dom Delgado revolucionou a educação do Seridó, e há mais de 70 anos, o Diocesano marca a história de um lugar e de milhares de filhos seus. Como não se pode esquecer em um reluzente roteiro, escrito cuidadosamente durante décadas no coração de tantas pessoas, o CDS relembra a sua história ano após ano, para continuar construindo o seu futuro. E é na Festa do Ex-Aluno que os diocesanos de ontem e de hoje reacendem na memória tudo o que lá já viveram.

festadoexalunodocds_colegiodiocesanoseridoense_01

Organizada pela Associação do Ex-Aluno do CDS, que em 2015 completa 30 anos, a comemoração já virou tradição, acontecendo sempre no primeiro sábado de Festa de Sant’Ana. O diferencial da Festa do Ex-Aluno é o seu caráter social. O evento, que é preparado para um público em torno de mil pessoas, todos os anos reverte a sua renda para o patrocínio de bolsas de estudo de alunos carentes no próprio colégio. As bolsas, bancadas pela Associação, já permitiram que dezenas de jovens de famílias pobres tivessem acesso a uma educação de maior qualidade.

Extraordinariamente este ano, por recomendação do Corpo de Bombeiros, que exigiu uma ampla reforma estrutural na escola e esta não ficou pronta em tempo hábil, a festa pela primeira vez não acontecerá no próprio Diocesano, e sim no clube ASSEC. No entanto, Diego Vale, atual presidente da Associação do Ex-Aluno, garante que a tradição e brilhantismo continuarão. “O mais importante da festa é o reencontro de pessoas que não se vê há tanto tempo, o reencontro de gerações, e a tradição será mantida”, pontua.

festadoexalunodocds_colegiodiocesanoseridoense_02

Às 10h do dia 25 de julho haverá uma Missa na Matriz de São José, homenageando todos os ex-alunos, celebrada pelo Bispo Dom Antônio Carlos, com o auxílio do ex-diretor Monsenhor Ausônio Tércio, e do Padre Francisco Costa, atual dirigente da instituição. Após a Missa, as turmas homenageadas realizarão uma aula da saudade nas dependências da própria escola, como de costume, e ao meio-dia começará a comemoração no clube. Animada pela banda baile Parcélio e Paulinho, como também pelo Forró Bom A Bessa, cujos vocalistas também são ex-alunos.  A festa tem as senhas vendidas ao preço de R$ 60,00 cada, que dá direito, além da entrada, a churrasco, caldo e vinho servidos no decorrer da confraternização.

“Estudando na vida seremos brasileiros altivos de fé”. Assim ensina o Hino do CDS, composto por Monsenhor Walfredo, primeiro diretor. Já a Festa do Ex-Aluno, continua a nos ensinar que os legados deixados pela escola vão muito além do conhecimento, e a amizade ainda nutrida por tantos ex-colegas é prova disso. Como no firme e imponente brasão que ainda estampa as fardas do Colégio, podemos dizer: “Ita Pater” – Sim, Pai! A árvore cresceu e continua dando os seus frutos. Desejamos todo o sucesso do mundo em mais uma Festa do Ex-Aluno do CDS!

Por: Augusto Maia
Fotos: Divulgação

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
Redação“Companheiros unidos, cantemos”: Vai ter Festa do Ex-Aluno do CDS