campanha de combate ao abuso e exploracao sexual caico rn

Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual acontece nos próximos dias em Caicó

Em Responsabilidade Social por Gláucia LimaDeixe um comentário

Em Caicó, a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, deste ano de 2015, homenageia o menino Vítor Manoel dos Santos, que foi violentado sexualmente e morto afogado, em 10 de setembro de 2009, aqui mesmo em Caicó. Em Março houve julgamento de um dos acusados, e este recebeu a sentença de 41 anos em regime fechado. O outro, teve seu julgamento no último 12 de Maio e teve sentença de 27 anos e 5 meses. No entanto, o advogado de defesa recorreu, e ele permanece em liberdade até que haja novo posicionamento da Justiça.

A Campanha de Combate tem sua abertura oficial na noite de amanhã, às 19 horas, no Auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, onde terá explanação da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Sibelly Varela, sobre o serviço prestado por esta instituição pública no município, e palestra ministrada pela psicóloga Sandra Fernandes com o tema “Violência Intrafamiliar”. Na ocasião, Sandra irá expor o índice dos casos de abuso e exploração sexual registrados em Caicó, no período de Maio de 2014 à Maio de 2015.

Na manhã do dia 18, próxima segunda-feira, dia D da Campanha, acontece panfletagem lúdica no cruzamento das Avenidas Seridó e Coronel Martiniano – esquina do Mercado Público – homenageando o menino Vítor Manoel e alertando a população para a luta de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Nos dias 19 e 20, equipes formadas pelo CREAS, CRAS Zona Norte e CRAS Zona Oeste realizam ação de combate e prevenção nas unidades de saúde dos bairros Barra Nova, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Boa Passagem e Centro.

Dia 22 de maio, a partir das 7h30 acontecerá a Corrida de Enfrentamento Vítor Manoel dos Santos, no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, com premiação para os participantes. Vale destacar que no início de Maio houve uma roda de conversa com a psicóloga Graça Leal, reunindo escolas de Caicó e abordando o tema. Bem como, o papel do educador diante da identificação de casos de abuso e/ou exploração sexual. A partir disso, as escolas passaram a desenvolver o tema em sala de aula com a finalidade de cada instituição confeccionar um banner com os melhores trabalhos, em redação e desenho. Assim sendo, em 29 de Maio, CREAS e parceiros, divulgarão a escolha do melhor banner, entre todas as escolas, com premiação intitulada de Prêmio Aracelli, que neste ano terá a sua segunda edição.

O Encerramento Oficial da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual acontecerá nesta solenidade de premiação, dia 29 de Maio, às 8h, no Centro Administrativo de Caicó. No período de 1 a 5 de Junho ocorrerá exposição dos banners no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Centro Administrativo, respectivamente.

Com informações de Anna Jailma, equipe CREAS.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
Gláucia LimaCampanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual acontece nos próximos dias em Caicó