Biblioteca Municipal Olegário Vale resgata o fôlego da cultura caicoense

Em Caicó, Cultura, Histórias por Redação1 Comentar

Muito se fala que a cultura caicoense é desassistida e disso ninguém duvida. O fato é que existem certos resgates capazes de render um novo fôlego a quem busca programas culturais pela cidade. Um dos locais em que podemos “respirar” literatura da mais alta qualidade está na Biblioteca Municipal Olegário Vale, localizada no centro de Caicó.

bibliotecamunicipalcaico_capa

Prestes a completar 95 anos no dia 14 de Setembro deste ano, os responsáveis pelo gerenciamento do espaço garantem que haverá comemorações alusivas ao aniversário. “Estamos programando um evento para abrir as celebrações com visitações específicas e cafés literários com interação do público”, certifica Sandra Carolinne, coordenadora pedagógica.

bibliotecamunicipalcaico_03

Em 2007, o local passou por reformas e ampliação, no entanto, os traços arquitetônicos originais foram mantidos. Dentre as inovações a climatização de algumas salas e a informatização da biblioteca.

As salas passaram a ser nomeadas de acordo com o nome de alguns padres da cidade como forma de homenageá-los em vida. Desse modo, podemos encontrar espaços assinados por Padre Antenor Salvino de Araújo, Padre Itan Pereira da Silva, Dom Heitor de Araújo Sales, Dom José Adelino Dantas, Dom José de Medeiros Delgado, Dom Jaime Vieira Rocha e Monsenhor Agripino Dantas.

bibliotecamunicipalcaico_01

O horário de funcionamento é amplo e permite visitas em todos os turnos, de segunda à sexta, durante a manhã das 7 h às 11 h, a tarde entre às 13 h e 17 h e a noite das 19 h às 22 h.

Um dos serviços que poucos sabem é o empréstimo de livros. Para efetivar seu cadastro e se tornar apto a poder levar um exemplar para casa por até 10 dias, basta elaborar uma carteirinha sem custo de adesão. Esta prática só não é permitida diante dos acervos de enciclopédias, dicionários e gramáticas.

bibliotecamunicipalcaico_02

Segmentadas por categorias, uma sala em especial incentiva o contexto lúdico a favor do universo infantil com toda uma ambientação específica para fascinar os pequenos ainda mais pelo hábito da leitura.

Ainda assim é possível encontrar uma ala com revistas diferenciadas e ambientes climatizados com acesso a wi fi gratuito disponibilizado pela própria biblioteca.

bibliotecamunicipalcaico_04

A movimentação de pessoas é bastante regular, entre os meses de Abril e Agosto deste ano, cerca de 870 pessoas transitam mensalmente pelas dependências da Biblioteca Municipal Olegário Vale. Durante as manhãs e tardes é mais frequente a visita de estudantes, a noite, observa-se mais adultos dedicando seu tempo livre à preparação para posteriores concursos.

Sazonalmente ainda são realizados Clubes da Leitura, onde várias pessoas se reúnem em uma determinada sala para discutir obras literárias da cultura brasileira. De poesias regionais à Carlos Drummond de Andrade, os temas são diversos e ao serem citados são revigorados através de discussões que reiteram o compromisso daqueles que, apesar de toda estrutura da cidade ir no caminho contrário à difusão da cultura como elemento de inclusão e crescimento pessoal, persistem em fazer da leitura, mais um hábito em suas vidas.

 

Biblioteca Municipal Olegário Vale
Rua Felipe Guerra, 395 – Centro – Caicó/RN

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
RedaçãoBiblioteca Municipal Olegário Vale resgata o fôlego da cultura caicoense
  • Mercia

    Ansiosa pela chegada da data…
    Serão momentos de satisfação e alegria em que teremos a oportunidade de desfrutar um pouco mais da nossa cultura e apreciar algumas apresentações literárias.