ProfessoraDorinhaMedeiros_capa

As professoras que prometem transformar a Festa de Sant’Ana em livro

Em Caicó, Cultura por RedaçãoDeixe um comentário

A temporada mais esperada do ano pelos caicoenses tornou-se patrimônio imaterial do Brasil e tem o seu valor devidamente mensurado em nossas mentes e corações. O fato é que além toda mídia que a Festa de Sant’Ana ganha com o passar dos anos, muito do que acontece na atualidade é reflexo de hábitos passados.

Bem sabem disso as professoras caicoenses Maria das Dôres Medeiros (foto) e Marta Maria de Araújo que estão concluindo o livro “A Festa na cidade e a cidade na Festa da Gloriosa Sant’Ana de Caicó”. A publicação visa apresentar alguns dados históricos, passagens curiosas e costumes pitorescos da festa da padroeira mais venerada do Rio Grande do Norte.

Dorinha, como é mais conhecida, nos recebeu gentilmente em sua casa e abriu, literalmente, o baú de recordações de fotos e textos jornalísticos que remetem a tempos longínquos. Desta forma, elas receberam o merecido destaque em nossas páginas, na edição 11 de Collecione, através de uma reportagem que expôs a criação da Festa, o seu desenrolar com as décadas, apontando tradições que permanecem até hoje e vislumbrando como a sua estrutura está praticamente intacta, no que diz respeito ao campo religioso e social.

ProfessoraDorinhaMedeiros

Ainda assim, Dorinha nos contou alguns acontecimentos que marcaram a história da Festa de Sant’Ana, bem como as inovações recentes e os seus significados para a nossa sociedade. Um verdadeiro show de cultura regional que todo caicoense que se preza deveria ficar a par, no intuito de conhecer com afinco as suas raízes.

O lançamento oficial do livro está sendo acertado para mais a frente e contará detalhadamente os fatos apontados na Collecione, como também diversos outros. Já estamos ansiosos!

Fotos: Mel Soares

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
RedaçãoAs professoras que prometem transformar a Festa de Sant’Ana em livro