acapam_ongdosanimais_caicorn_capa

ACAPAM: ONG caicoense que protege animais passa por dificuldades

Em Responsabilidade Social por RedaçãoDeixe um comentário

Ter animais de estimação em casa tem se tornado cada vez mais comum, e o carinho devotado a estes bichinhos, acredite, é o mesmo que a familiares. Muitos deles, entretanto, não têm a mesma sorte, e acabam perambulando pelas ruas das cidades, sem um lar para chamar de seu. Muitos desses animais abandonados preocupam pela possibilidade de transmitirem doenças, já que a situação de abandono os impede de terem tratamentos higiênicos adequados.

Muitos podem nem saber, mas Caicó conta com uma Organização Não Governamental (ONG), que cuida de animais em situação de desamparo. A Associação Caicoense de Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente (ACAPAM) surgiu de uma ideia da protetora Esmeraldina Medeiros, atual presidente, preocupada com a grande quantidade de animais abandonados pela cidade.

acapam_ongdosanimais_caicorn_01

Ela conta que após a formação de um grupo de pessoas interessadas, a primeira luta foi para encontrar um espaço adequado para o abrigo. “Embora muito gratificante, as dificuldades são muitas, desde recursos financeiros até capital humano. Passamos por várias crises e as mais críticas são a aquisição de alimentação, o pagamento de funcionários e as doações, que estão sempre abaixo das expectativas e do necessário”, lamenta.

Atualmente, a ACAPAM abriga cerca de 500 gatos e 200 cães, os quais já ultrapassam o limite de capacidade do abrigo e a preocupação dos envolvidos no projeto cresce ainda mais com o constante aumento de animais em situação de risco e abandono em Caicó. Esmeraldina Medeiros explica como o resgate é feito: “Quando recebemos alguma denúncia ou ao serem encontrados em situação de extrema necessidade, levamos os animais até o nosso abrigo, na maioria das vezes em motos, já que não dispomos de transporte particular, e quando os animais são encontrados em situação muito crítica, recolhemos e encaminhamos ao veterinário para avaliação”.

acapam_ongdosanimais_caicorn_02

Muitas pessoas ainda abandonam os animais na entrada do sítio que dá acesso a casa onde funciona a ONG. Além da superlotação e da falta de recursos financeiros, outro problema que tem dificultado o trabalho da entidade é a falta de uma sede própria. Com o vencimento do contrato de locação do atual imóvel, em dezembro próximo, e a falta de interesse do proprietário em renová-lo, a ACAPAM espera que a Câmara Municipal vote e aprove a doação através da Prefeitura de um terreno localizado no bairro Nova Caicó.

Até a concretização deste sonho, a Associação ainda precisará contar com muita ajuda da população, desde material de construção até mão de obra, e campanhas voltadas a esse objetivo serão iniciadas em Julho, e você pode encampar esta luta.

- Participe!

Quem tiver interesse em ajudar a ACAPAM, pode fazer a sua doação através da conta bancária da entidade: Conta Corrente 49.116-0, Agência 0128-7, do Bando do Brasil. O abrigo fica localizado na Fazenda Fortuna, nº 14, na zona rural do município.

Por Augusto Maia
Fotos Reprodução

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
RedaçãoACAPAM: ONG caicoense que protege animais passa por dificuldades