franciellelopesnocanada_capa

A vida de Francielle no Canadá: “Tenho planos e estar aqui é parte da preparação para executá-los”

Em Histórias por RedaçãoDeixe um comentário

Fenômeno no pleito municipal de 2012 e com uma boa representatividade nos seguintes em 2014 e 2016, a fisioterapeuta caicoense Francielle Lopes, mesmo não ganhando, conseguiu chacoalhar a política no Seridó, ao representar uma nova opção diante das oligarquias existentes até então. Recentemente, ela passa uma temporada no Canadá para se preparar para mais desafios em sua vida. Collecione entrou em contato e fez uma entrevista exclusiva. Confira a seguir.

1- Como se deu essa decisão de passar uma temporada no Canadá? Que motivos a impulsionaram? O por quê da escolha desse país?
“A oportunidade veio através do convite de uma amiga que mora no Canadá há uns anos, daí a escolha do país. Fiz como minha avó me ensinou, coloquei Deus na frente e Ele me mostrou a resposta. Depois disso, não pensei duas vezes. E tudo deu perfeitamente certo. Era um sonho antigo, agora se tornou realidade”.

2- Desde quando está por aí? O intuito da viagem foi basicamente a estudos? Até quando pretende ficar por aí?
“Vim para uma temporada de quatro meses, exclusivamente para fazer intercâmbio e me preparar para outros desafios profissionais. De fevereiro à junho”.

franciellelopesnocanada_02

3- Nesse tempo que está vivendo por aí, quais são as principais lições? A temporada está suprindo suas expectativas? Aonde está estudando e o que?
“São muitas lições. A maior delas é que é possível! A temporada foi além das expectativas. Faço intercâmbio numa escola de idiomas, em Montreal, que tem me preparado para outros planos profissionais. Só se evolui através do conhecimento. É difícil e desafiador sair da zona de conforto, mas só se cresce assim. Tem sido um grande crescimento pessoal, social, profissional, humano e intelectual”.

franciellelopesnocanada_01

4- Como é o seu dia a dia na cidade?
“Tenho uma rotina de universitária. Meu curso é full time. De segunda à sexta-feira meu dia é quase completamente dedicado à escola. Nos finais de semana consigo descansar e visitar alguns lugares”.

5- Sobre o seu regresso ao Brasil. Pretende voltar à Caicó ou a outra cidade? Se sim, existem planos diante desse retorno? Francielle na política, como que pode ficar?
“Retornarei ao Brasil dentro do período planejado, a Caicó naturalmente, afinal é onde eu moro. Sim, tenho planos e estar aqui é parte da preparação para executá-los. Como todos os cidadãos sou um agente político, e não me furto à esse papel, há quem não goste, mas o nosso dia a dia é vinculado à esse modelo de sistema [democrático], é o que temos para hoje. Se você não participa, alguém decide por você. Sobre política partidária, não tenho o que comentar. Estou focada profissionalmente, cada dia mais interessada na minha área > saúde. Continuarei contribuindo, em Caicó ou em qualquer lugar do mundo. O povo tem o poder de decidir, eu respeito e torço que esteja tudo indo bem”.

franciellelopesnocanada_03

6- Como você está acompanhando as principais notícias políticas dai em relação a nossa cidade e país? Como vê a gestão Batata e Temer?
“Acompanho com muita tristeza, assim como todos os brasileiros aqui. É o nosso país! Nós fazemos nossas escolhas, precisamos suportar o peso das consequências. É preciso ter maturidade para repensar algumas práticas e virar essa página. No Brasil, a operacionalização da máquina pública é “integralmente” vinculada às relações político partidárias. Então, num momento como esse, a consequência é que todas as instituições públicas ficam fragilizadas, expostas, e desacreditas. Não existirão salvadores da pátria, é fato. E tá difícil compreender no que estão querendo transformar o país, cada vez mais penalizando os trabalhadores e somente! Não é um bom caminho. Além de o momento ser totalmente inapropriado. Quando o brasileiro decidir o que quer para o país, as coisas mudam. Requer esforço, dedicação, sentimento de nação, cidadania. É um processo complexo e longo. Mas tem começo, e ele está em cada um de nós”.

franciellelopesnocanada_04

Fotos: Reprodução Instagram

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on Google+Email this to someone
RedaçãoA vida de Francielle no Canadá: “Tenho planos e estar aqui é parte da preparação para executá-los”